História Hoje: Há 95 anos, nascia Blake Edwards, diretor do filme Pantera-Cor-de Rosa

Há 95 anos, nascia Blake Edwards, diretor do filme Pantera-Cor-de Rosa

Publicado em 25/07/2017 23:21 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Ela raramente fala, se expressa normalmente por meio de mímica e sempre entra em ação ao som dessa famosa trilha de Henry Mancini. Quem se recorda?

Acertou quem disse que essa música é o tema de a Pantera Cor-de-Rosa –  um personagem criado por Friz Freleng e David DePatie para os créditos iniciais de abertura do filme The Pink Panther, do cineasta Blake Edwards, estrelado por Peter Sellers – um parceiro de Blake em muitos trabalhos. 

Ao contrário da crença popular, o nome Pink Panther era uma referência ao diamante e não ao gato rosa usado apenas para fazer uma introdução ao filme de Blake Edwards. Mas o sucesso da Pantera foi tão grande que o personagem coadjuvante passou a principal e logo depois virou uma série de curtas-metragens.

Blake Edwards, o autor de The Pink Panther, nasceu em Tulsa, 26 de julho de 1922. Foi um diretor cinematográfico, produtor e roteirista norte-americano que ficou conhecido pela realização de diversas comédias de sucesso, das quais se destaca o filme A Pantera Cor-de-Rosa.]

O cineasta, não por acaso, tem uma estrela na Calçada da Fama. Blake deixou para história do cinema além de A Pantera Cor-de-Rosa, Um convidado bem trapalhão, Mulher Nota 10, Vitor ou Vitória e Bonequinha de Luxo.

Blake foi casado com a atriz Julie Andrews de 1969 até o fim de sua vida. Blake Edwards morreu no dia 15 de dezembro de 2010, aos 88 anos de idade.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique