Pisos táteis ou que vibram são opções de acessibilidade no Rock in Rio

Pisos táteis ou que vibram são opções de acessibilidade no Rock in Rio

Publicado em 15/09/2017 15:25 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O acesso de pessoas com necessidades especiais traz novidades no maior festival de rock do país, que acontece no Parque Olímpico da Barra, zona oeste carioca.

Em parceria com o Detran, a promessa da organização do Rock In Rio é que pessoas com deficiência - seja físicos, auditivos, intelectuais – e também gestantes, idosos, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida e obesos contem com um atendimento diferenciado.

De acordo com o Detran, esse público terá à disposição duas grandes plataformas com segurança e conforto, que darão boa visibilidade das atrações: uma em frente ao palco Mundo e outra próxima ao palco Sunset.

Já os deficientes auditivos contarão com um espaço exclusivo, o Sinta o Som, que traz um piso que vibra com os sons graves das caixas de som. Pisos e mapas tátil também facilitarão a locomoção dos deficientes visuais.

As pessoas com necessidades especiais ainda contarão com estacionamento exclusivo e gratuito. Para isso, devem apresentar o cartão de estacionamento especial ou então um laudo médico comprovando a lesão.

Será oferecido transporte com vans adaptadas e exclusivas saindo do Shopping Metropolitano e do terminal olímpico do BRT, em direção às entradas do festival. Dentro da Cidade do Rock, estarão disponíveis nove carrinhos para atender a este público, assim como 10 banheiros acessíveis; dois deles nas plataformas de visibilidade para os shows.

Os cadeirantes que tiverem problemas com suas cadeiras de rodas poderão fazer reparos na oficina montada para essas emergências. O local ficará aberto durante todo o festival para corrigir danos que possam ocorrer durante o evento. Também haverá empréstimo de cadeiras de rodas. E, durante o festival, o Detran vai abrir inscrições gratuitas para o programa Cidadania sobre Rodas, voltado para condutores deficientes físicos e auditivos interessados em obter a primeira habilitação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique