Milhares de pessoas estão hoje em Aparecida do Norte; devoção movimenta R$ 15 bi ao ano

  • 12/10/2017 - 08h47

Dayana Vitor

A fé impulsiona aqueles que têm uma religião a viajarem quilômetros, seja para fazer um pedido ou agradecer. A cada ano, mais de 18 milhões de brasileiros viajam para locais com turismo religioso.


Existem 341 destinos, mas os mais procurados são Aparecida do Norte, em São Paulo, e Belém, para o Círio de Nazaré.


A maioria dos turistas vai agradecer a cura de uma doença, o emprego, a casa própria ou outras bençãos.


A dona de casa Marina Ricardo França e seu marido, Geraldo Magela, foram até Aparecida, em 2015, por causa do sucesso no transplante de fígado da filha de Geraldo. A jovem conseguiu um órgão compatível, após a promessa do casal para Nossa Senhora Aparecida.


“A gente, com muita fé, clamou à Nossa Senhora que fosse logo a resposta, porque ela estava ficando muito debilitada. E graças a Deus, ela foi transplantada com sucesso e hoje está com muita saúde.”


O motorista de ônibus Thiago Silva também teve seu desejo realizado pela padroeira do Brasil. Assim que tirou a carteira D, que permite dirigir veículos de transporte coletivo, ele foi à Aparecida pedir um emprego na área. Dois anos depois, ele estava trabalhando e fez questão de visitar a santa.


O coordenador-geral de produtos turísticos do Ministério do Turismo, Cristiano Borges, explica que predominam no Brasil os itinerários da religião católica. Mas ele cita outros destinos.


“Juazeiro do Norte, no Ceará. Posso citar nova Trento, em Santa Catarina; Bragança, também no Pará. Mais pela religião Espírita, nós temos alguns exemplos [como] Uberaba, em Minas Gerais, Abadiânia, no Goiás. E do lado da Umbanda, nós temos Cachoeira, na Bahia.”


A fé movimenta vidas, corações e também a economia. Segundo o Ministério do Turismo, por ano, são R$ 15 bilhões de reais. Esse dinheiro vai para os comerciantes de lembrancinhas, agências de viagens, empresas de transportes, hotéis e restaurantes, por exemplo.

Ir para a versão desktop