Falta de tempo está entre as razões para não ler; prazer é o principal para amantes da leitura

  • 21/07/2018 - 09h59

Graziele Bezerra

O que mais te encanta num livro?

 

Além das preocupações diárias, dos relatórios, das cartilhas da escola e dos artigos da universidade, ler é puro deleite para verdadeiros amantes de livros.

 

Sonora: "Todo mundo merece tirar uma hora, duas horas do dia pra se dar esse presente da leitura."

 

A afirmação é da jornalista de Brasília, Josciane Matos. Para onde ela vai, tem que levar um livro. Os gêneros são variados, mas os romances, são os que mais prendem a atenção dela.

 

Sonora: "Tenho um livro em casa, um livro no trabalho e um livro dentro da bolsa. Eu gosto da diagramação, eu gosto de ver a capa, eu gosto de ter essa relação com o marca página, de ter esse contato com o papel. Me encanta muito. Eu gosto de sentar pra ler um livro. Eu não leio dentro de ônibus, por exemplo. Eu gosto gosto de sentar com calma pra apreciar este momento."

 

A jornalista gosta tanto de livros que aposta num serviço de assinatura, em que ela paga uma quantia por mês e recebe um livro surpresa em casa.

 

Sonora: "Eu faço parte de um clube de leitura. Eu compro livros e todo mês chega um livro pelos correios. Um livro surpresa. Tem um curador que indica um livro. E vem um kitizinho que vem com uma revistinha falando sobre o livro e tem grupos de troca de experiência nas redes sociais."

 

A surpresa também é o elemento que permeia a relação da advogada Danielle Aleixo com o livro. Ela participa de uma roda de leitura que lê e discute livros escritos exclusivamente por mulheres, nacionais e estrangeiras. O “Leia Mulheres”, uma rede nacional, que se conecta por um aplicativo no celular.

 

Sonora:  "É uma oportunidade de você conhecer outras pessoas, trocar opiniões, refletir sobre a vida. Porque quando você lê um livro, na verdade você está conhecendo uma história de vida. É quase uma terapia coletiva que você faz quando você se dedica a participar de um grupo de leitura como este. É muito saudável."

 

A Bíblia é o livro mais lido no Brasil, seguida de livros religiosos, contos e romances, de acordo com pesquisa Retratos da Leitura.

 

As pessoas que se consideram leitoras leêm em média 1,6 livro, por vez. Apenas 2% leem mais de 5 livros por vez.

 

Para os que ainda não se consideram leitores, a falta de tempo e de paciência estão entre as razões para não ler. A ausência de bibliotecas e o preço dos exemplares também são barreiras para aqueles que ainda não embarcaram no bonde da leitura.

 

Vamos virar esta página?

 

Com sonoplastia de Messias Melo. 

Ir para a versão desktop