Manuscrito raro com receitas médicas de 1703 vai virar livro; obra faz parte do acervo da Fiocruz

Manuscrito raro com receitas médicas de 1703 vai virar livro

Publicado em 09/08/2018 17:33 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Receitas de medicamentos, prescrições, recomendações que mesclam conhecimentos acadêmicos e de povos tradicionais, o conteúdo faz parte de uma obra rara, Formulário Médico, um manuscrito de 1703.

A obra, declarada parte do registro Memória do Mundo pela Unesco, pertence à Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, desde quando a instituição foi criada.

A compilação do manuscrito em livro deve ser lançada ainda neste ano pela Editora Fiocruz.

Maria Claudia Santiago, responsável pela seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz, detalha como a popularização do material pode originar diversas pesquisas.

Na primeira página do manuscrito há uma indicação de que ele foi encontrado dentro da igreja São Francisco de Curitiba e consta também um carimbo de pertencimento à Oliveira Catrambi.

Até o momento, as pesquisas indicam que o livro pode ter sido doado por Catrambi, que no entanto não é o autor do livro, para o cientista Oswaldo Cruz, já que participaram de uma expedição juntos.

As pesquisas sobre o material, que já envolveram mais de 40 especialistas, revelam também que ele foi escrito por uma única pessoa e que há menção ao nome de um boticário, que provavelmente viajava pelo Brasil.

Maria Claudia dá mais detalhes sobre a riqueza do material.

O manuscrito já está disponível na internet para consulta, no site obrasraras.fiocruz.br.

Antes de ser disponibilizado, ele passou por um trabalho de paleografia, que é o estudo de manuscritos antigos,  para ser transcrito de forma a ser compreendido atualmente.

A Fiocruz também desenvolve pesquisas sobre as formulações presentes na obra.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique