Festa Literária das Periferias começa nesta terça no Rio Janeiro

Festa Literária das Periferias começa nesta terça no Rio

Publicado em 05/11/2018 19:44 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Começa nesta terça-feira, a sétima edição da Flup, Festa Literária das Periferias. Este ano, o evento será realizado na região conhecida como Pequena África, no Cais do Valongo, zona portuária do Rio.

O local, principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil, é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. A escolha, segundo os organizadores, está relacionada ao grande tema dessa edição do festival: a negritude e as vivências da diáspora.

Ao longo dos próximos seis dias, a programação vai contar com mesas de debate, apresentações de poesia e atividades para o público infantil, somando mais de 80 escritores, poetas e debatedores nacionais e internacionais.

Maria Firmina dos Reis, escritora maranhense considerada a primeira romancista brasileira, será a grande homenageada dessa edição da Flup, junto com o escritor e músico Martinho da Vila, que completou 80 anos.


A abertura do festival contará com um debate sobre a invisibilidade da mulher negra na literatura, com destaque para a vida da própria autora homenageada.


Também no primeiro dia de atividades, será feita uma releitura do desfile de Zuzu Angel, de 1971. O evento fará um paralelo entre a crítica feita pela estilista contra a morte de jovens durante a ditadura militar e o genocídio da juventude negra pelo Estado nos dias atuais.

Na quarta-feira, terá início a programação infantil O evento será encerrado, no dia 11, com a final do Slam BNDES, que reunirá poetas de 16 estados brasileiros na competição de poesia falada. O banco de fomento patrocina o festival desde a primeira edição, em 2012.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique