Cantora Miúcha morre aos 81 anos no Rio

Corpo da cantora Miúcha será enterrado nesta sexta no Rio

Publicado em 28/12/2018 10:07 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A cantora e compositora Miúcha, de 81 anos, morreu no final da tarde dessa quinta-feira (27), no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, vítima de parada cardiorrespiratória.

Heloísa Maria Buarque de Hollanda se tratava de um câncer e passou mal em casa.

Em nota, o Hospital Samaritano informou “que a cantora deu entrada na unidade pela manhã e faleceu no final da tarde em decorrência de um quadro de insuficiência respiratória.

O corpo será enterrado nesta sexta-feira (28), no cemitério São João Batista, mas a família ainda não informou o horário.

Miúcha foi casada com o cantor João Gilberto, com quem tem uma filha, também cantora, Bebel Gilberto.

Irmã do cantor e compositor Chico Buarque, é filha do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Hollanda e da pintora e pianista Maria Amélia Buarque de Hollanda. É irmã também das cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

Miúcha nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1937, mas sua família mudou-se para São Paulo quando ela tinha apenas 8 anos. Ainda criança formou um conjunto vocal com seus irmãos, incluindo Chico Buarque.

Em 1960, mudou-se para Paris, onde estudou História. Em viagem de férias, fez uma excursão com amigos para a Grécia, Itália e França. Em Roma, no bar La Candelária, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, que lhe apresentou o cantor baiano João Gilberto, com quem se casou e teve a filha, Bebel Gilberto.

Em 1975, fez sua primeira gravação profissional como cantora. Após este lançamento, Miúcha tornou-se parceira de Tom Jobim.

Ela teve uma carreira bem-sucedida, gravando discos e excursionando com frequência pelas Américas, Europa e Japão. Seu disco mais recente, Rosa Amarela (1999), foi lançado primeiro no Japão, e inclui clássicos como Doce de Coco, de Jacob do Bandolim, e composições como Assentamento, de Chico Buarque.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique