Theatro Municipal do Rio publica programas e álbuns de espetáculos apresentados em 50 anos

Theatro Municipal do Rio publica programas e álbuns de espetáculos apresentados em 50 anos

Publicado em 11/01/2019 21:25 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Mais de 8 mil documentos sobre os 50 primeiros anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foram digitalizados e estão disponíveis para consulta no site da instituição.

No acervo, é possível encontrar programas de apresentações, matérias de jornais e fotografias. A iniciativa inaugura as comemorações dos 110 anos do teatro, que serão completados em julho próximo, e envolveu um trabalho de quatro anos, como conta a diretora do Cedoc, Centro de Documentação, Fátima Gonçalves.

Sonora: “Estamos disponibilizando o documento original de cada um desses espetáculos. Foi um trabalho primoroso, porque digitalizamos folha a folha e também, junto com os programas, digitalizamos os álbuns dos espetáculos e, neles, contêm tanto o programa, mas também toda a crítica que saiu na mídia da época.”

Entre os destaques do acervo estão o primeiro programa da inauguração do teatro, o da estreia de Bidu Sayão em O Barbeiro de Sevilha, em julho 1926, quando ela integrava a Companhia Italiana do Teatro Constanzi e a estreia de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, em dezembro de 1943.

O acervo ainda traz programas dos espetáculos do cinquentenário do teatro, em 1959, como o Mambembe, com Fernanda Montenegro e Sérgio Brito, e Lago dos Cisnes, que teve sua primeira apresentação completa na América Latina.

A consulta ao acervo é feita pela página do Theatro Municipal na internet: www.theatromunicipal.rj.gov.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique