Exposição fotográfica homenageia primeira pianista do Amazonas

Exposição fotográfica homenageia primeira pianista do Amazonas

Publicado em 08/05/2019 15:20 Por Bianca Paiva - Brasília

A vida e a obra de Celeste Ramos, a primeira pianista do estado do Amazonas, estão retratadas na exposição fotográfica “Se este piano falasse”, de autoria do fotógrafo e artista visual Tácio Melo.

As fotos podem ser conferidas até 30 de junho no Museu da Imagem e do Som localizado no Palacete Provincial, no centro histórico de Manaus. 

Celeste nasceu em Portugal e ainda jovem foi morar na capital amazonense.

Ela deu os primeiros passos na música clássica antes mesmo da inauguração do Teatro Amazonas, em 1896. Além de piano, também tocava harpa e violino.

O interesse de Tácio Melo pela artista surgiu após ele fazer um trabalho sobre a irmã dela, a violinista Ária Ramos, que foi assassinada em 1915 em um baile de carnaval em Manaus.

O fotógrafo afirma que descobriu a relevância de Celeste para a história musical do estado.

A exposição conta com 28 imagens produzidas em parceria com as fotógrafas Selma Maia e Gisele Gomes, feitas em diversos pontos do centro histórico de Manaus.

A obra reproduz o que a equipe descobriu a partir de jornais e fotografias da época vivida pela pianista Celeste Ramos.

A curadoria é do professor e pesquisador Otoni Mesquita.

A atriz, cantora e bailarina, Evelyn Félix foi convida para representar a musicista. Também foi utilizado o figurino rústico de época criado pelo artista Arnaldo Barreto. Uma réplica do piano de cauda em madeira utilizado por Celeste, e que foi leiloado em 1917 quando ela partiu para o Rio de Janeiro, compõe o cenário de várias fotografias. O instrumento foi construído pelo artesão Márcio Thomaz.

O fotógrafo Tácio Melo fala sobre essa ideia de reproduzir na fotografia histórias como a da pianista.

A exposição “Se este piano falasse” é gratuita e está aberta para visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h, no Museu da Imagem e do Som.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique