Ribeirinhos do Amazonas e da Índia vão trocar saberes da medicina tradicional

Ribeirinhos do Amazonas e da Índia trocam conhecimentos

Publicado em 06/09/2019 15:47 Por Renata Martins - Brasília

Começa nesta sexta-feira (6) , na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista, em Manaus, no Amazonas, um intercâmbio entre povos da Amazônia e da Índia.

O foco dessa troca de experiência é a medicina baseada nas tradições e saberes de comunidades ribeirinhas dos dois países.

O grupo de 16 pessoas é composto por indianos e pesquisadores brasileiros que já tiveram contato com a medicina ayurvédica.

Traduzida como “Ciência da Vida”, a ayurvédica é uma filosofia médica indiana milenar, que busca tratamentos naturais para a cura dos males do corpo e da alma.

A margem esquerda do Rio Negro, na comunidade ribeirinha Bela Vista do Jaraqui, onde vivem cercam de 450 famílias, o grupo vai conhecer experiências como as Mulheres do Jatobá, como explica a gestora da Reserva Puranga Conquista, Adila Matos.

Os visitantes farão trilha na floresta para reconhecimento das plantas medicinais brasileiras e vão repassar aos ribeirinhos formas de manipulação já usadas na medicina indiana. Adila Matos cita as similaridades entre os povos.

Especialistas em técnicas de meditação e medicina participam do intercâmbio, entre eles o médico indiano Sandeep Shirvalkar, herbologista, doutor em Ayurveda e professor da Universidade Federal do Amazonas.

O projeto também possibilita a troca de correspondência entre as crianças dos dois países. Por meio de cartas, elas compartilham as experiências da vida às margens do rio “Ganges”, na Índia, e a vida a beira do rio Negro.

O grupo fica até domingo (8) na comunidade de Bela Vista do Jaraqui.

Na terça-feira (10), a agenda será no Parque Estadual Sumaúma, localizado na Cidade Nova, zona norte da capital Manaus.

Os especialistas farão palestra sobre a medicina Ayurveda. Também haverá exposição de produtos medicinais ribeirinhos, exposição de desenhos de plantas feitos por crianças das comunidades do Amazonas e meditação guiada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique