Festival Intercâmbio de Linguagens, no Rio de Janeiro, leva arte interativa para crianças

Festival Intercâmbio de Linguagens leva arte interativa para crianças

Publicado em 11/10/2019 17:38 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Uma mulher acorda dentro de um enorme brinquedo de praça: um trepa-trepa. Colchões e travesseiros ainda estão ali... Será ainda um sonho?

O espetáculo reúne diferentes formas de expressão dentro da linguagem do circo e traz uma reflexão sobre como é virar adulto dentro da imaginação de uma criança.

Esse é o espetáculo Onde eu Guardo um Sonho, da artista circense Adelly Constantini, escolhido para abrir, nesta sexta-feira (11), o 17º Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, que acontece no Rio de Janeiro até domingo, 13 de outubro.

Em entrevista ao Repórter Visual, da TV Brasil, a atriz e diretora do FIL, Karen Aciolly, falou com entusiasmo sobre o evento. Para ela, o festival consegue misturar, teatro, música, literatura e cinema e se transformar em uma obra de arte. 

A grande novidade desta edição, é a programação de espetáculos interativos para as crianças até quatro anos de idade, como o "Sarau brasileirinho"; "O Barquinho Amarelo"; e "A Rainha e as abelhas". E ainda tem a exposição sensorial de luz e a residência artística "Sonhos de papel", com artistas brasileiros e belgas.

Para crianças com mais de cinco anos, além do espetáculo de abertura do FIL, tem o Quê na Boca, que mistura as linguagens das artes visuais e da dança francesa e brasileira; o  FIL de histórias, de imersão em contos africanos, lendas indígenas e clássicos do folclore, com autores brasileiros. Já para quem completou oito anos, o destaque é o espetáculo "Ogroleto", que trata do tema delicado dos medos e dos desejos de uma criança que desconhece sua própria natureza.

E, para coroar a adolescência do festival será lançada a primeira exposição on-line do FIL,a FaceGenerationS.

O FIL apresenta cerca de 30 atrações presenciais nacionais e internacionais, entre espetáculos de dança, teatro, performances de artes visuais, música, encontros, debates, espaços criativos, oficinas e diferentes formatos de experiências artísticas.

Neste ano, as sessões serão também apresentadas para escolas e universidades.

Tudo vai acontecer no teatro Prudential, na Glória; na Escola de Comunicação da UFRJ, na Urca, no Laboratório Oi, no Flamengo, no Teatro Ipanema,e na Casa 38, e no Espaço Cultural municipal Sérgio Porto, ambos no Humaitá.

Os horários e toda a programação pode ser consultados no site www.fil.art.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique