Na Trilha da História: Conheça a trajetória do violão

Conheça a trajetória do violão

Publicado em 07/10/2019 18:04 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nosso papo vai ser sobre o violão moderno. Quais foram as evoluções desse instrumento, quais os principais compositores? No violonista Alexandre Aguiar Lopes, mestre em performance musical pela Marshall University e professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Alexandre nos explica que nas cidades europeias do século XVI, era comum ouvir o som de guitarras, vihuelas e alaúdes. A partir desses instrumentos de corda, surgiria entre o fim do século 18 e início do século 19 o violão moderno.

(Alexandre Lopes)

Mas a história do violão é muito mais antiga e confunde-se com a história de toda a civilização. Há registros de ancestrais do instrumento no estudo de vários povos. Uma lenda, no entanto, costuma ser repetida para explicar a origem do artefato.

(Alexandre Lopes)

Em terra firme, longe do Olimpo, vários músicos dedicaram suas vidas ao violão, como o espanhol Francisco Tárrega.

(Alexandre Lopes)

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz a entrevista na íntegra do violonista Alexandre Lopes e as músicas tocadas por ele durante a gravação do programa. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique