Literatura de cordel ganha em Brasília um cantinho especial, na Casa do Cantador

Literatura de cordel ganha em Brasília um cantinho especial

Publicado em 05/01/2020 19:48 Por Sayonara Moreno - Brasília

Que Brasília é um caldeirão de culturas de todo o canto do país, todo mundo sabe! Mas se tem um tempero importante nesse caldo, é o povo do Nordeste e toda a sua riqueza cultural. Exemplo disso é a literatura de cordel, com seus versos rimados, impressos em folhetos e expostos em varais.

E no Distrito Federal, essa tradição ganhou um cantinho especial: a Cordelteca João Melchíades Ferreira, considerada um dos maiores centros literários exclusivos para a contação das histórias do homem do sertão. O acervo tem cerca de MIL E QUINHENTOS livros e livretos, tudo catalogado por um sistema de informática.

Subsecretário de Patrimônio Cultural da secretaria de Cultura do DF, Demétrio Carneiro, explica que a instalação é uma forma de manter a tradição e também incentivar novos cordelistas.

Demétrio conta que, durante este ano, estão previstas programações culturais a todo mês, incluindo atividades e oficinas.

O local, também, não poderia ser outro: fica na Casa do Cantador, em Ceilândia, considerada o reduto nordestino no quadradinho do Planalto Central. A casa do cantador, inclusive, é a única obra de Oscar Niemeyer fora do Plano Piloto. O nome da CORDELTECA é uma homenagem ao paraibano João Melchíades, um dos cordelistas mais populares do Brasil, que morreu em 1933.

Segundo a Secretaria de Cultura do DF, a criação do novo espaço é uma forma de valorizar a cultura nordestina e a comunidade local, que tem entre os fundadores, os famosos candangos que vieram do Nordeste para construir a capital do país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique