Saiba como a 'Turma da Colina' transformou Brasília na 'Capital do Rock'

'Turma da Colina' transformou Brasília na 'Capital do Rock'

Publicado em 28/02/2020 17:48 Por Victor Ribeiro - Brasília

Quando a gente pensa em música de Brasília, muitas vezes lembra do rock feito nos anos 80 e 90, pela “Turma da Colina”. Mas, a cidade não ganhou o apelido de “capital do rock” à toa.


O ritmo ainda era uma novidade no mundo quando Brasília foi inaugurada.

O líder da Plebe Rude, Philippe Seabra, recorda daquela época como um tempo estranho, em que os jovens tinham a idade da cidade onde moravam.

O pesquisador João Carlos Amador, autor da série de livros “Histórias de Brasília”, conta como surgiu o rock brasiliense.

João Carlos destaca que essas primeiras bandas não tinham nem mesmo a estrutura mínima para trabalhar.

Mas, quem é da música sabe que para a cena se desenvolver, é preciso ter um lugar onde as pessoas se encontrem. E é lá também onde o público vai procurar o que ouvir. Nos anos 70, surgiu esse lugar em Brasília. Era a Colina, um conjunto de prédios usados por professores e estudantes de pós-graduação da UnB, a Universidade de Brasília. Fica na Asa Norte, no local onde seria a quadra 812.


No documentário “Rock Brasília: Era de Ouro”, do cineasta Vladimir Carvalho, o músico André Mueller, baixista da Plebe Rude, deu mais detalhes do que é a Colina e como a convivência no local ajudou a organizar a cena.

A Turma da Colina é o conjunto de bandas de rock do fim dos anos 70 e início dos 80. 

Surgiu ali e levou o rock de Brasília para o país e o mundo. Mais para a frente vamos voltar a falar sobre essas bandas.

Com produção de Graziele Bezerra e Renato Lima. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique