Morre, aos 88 anos, cantor e compositor Sérgio Ricardo

Morre, aos 88 anos, o cantor e compositor Sérgio Ricardo

Publicado em 24/07/2020 00:23 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O cantor e compositor Sérgio Ricardo, morreu nesta quinta-feira (23) no Rio, aos 88 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Ele estava internado  desde o início de abril, quando contraiu a Covid-19. Chegou a se curar da doença, mas, por causa de problemas cardíacos e da idade, precisou continuar hospitalizado.

Sérgio Ricardo teve uma vasta carreira na música, teatro, cinema, e televisão.

Nascido João Lufti, na cidade de Marília (SP), começou a estudar música aos 8 anos. Em 1952, foi para o Rio de Janeiro e trabalhou como locutor na Rádio Vera Cruz. Depois, conseguiu um emprego de pianista na boate Posto 5, em Copacabana, no lugar de Tom Jobim.

Na noite carioca, onde atuou por vários anos, fez amigos como o próprio  Tom , João Gilberto e Johnny Alf. Nessa fase, iniciou a carreira de cantor e compositor, destacando-se quando a cantora Maysa gravou a música "Buquê de Isabel".

O nome artístico surgiu depois de uma apresentação na TV Tupi, em São Paulo. O pianista foi convidado pelo diretor artístico Teófilo de Barros para virar ator da emissora, com a condição de mudar seu nome para Sérgio Ricardo.

A partir daí, ele  passou a intercalar os trabalhos de ator e pianista na noite.  Sérgio Ricardo participou também do Grande Teatro Tupi. Na TV Continental, no Rio de Janeiro, apresentou o programa Balada, dedicado integralmente à bossa nova.

Em 1962,  tocou no histórico Festival da Bossa Nova, no Carnegie Hall, em Nova York, onde passou oito meses.

Em 1967, lançou o disco A Grande Música de Sérgio Ricardo, contendo composições inéditas e trilhas que fizera para o cineasta Glauber Rocha.

No III Festival da Canção de 1967,  com a canção "Beto Bom de Bola", Sérgio Ricardo protagonizou o célebre episódio em que quebrou o violão e o lançou sobre a plateia, irritado com as vaias que o impediam de interpretar a canção no palco, e acabou sendo eliminado da final.

Em comunicado, a família do artista destaca sua partida "no momento em que seus amigos e parceiros de vida fazem diversas homenagens a ele em sua página do Instagram e do Facebook por conta de seu recente aniversário, comemorado no último dia 18 de junho".

O  corpo de Sérgio Ricardo será sepultado  nesta sexta-feira no Cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio.

*Com informações da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique