Nos 40 anos sem Vinícius de Moraes, artistas celebram legado do Poetinha

  • 09/07/2020 - 11h41

Luiz Cláudio Ferreira

"Eu sei e você sabe. Já que a vida quis assim. Que nada nesse mundo. Levará você de mim". A voz é da cantora Mariana de Moraes, e os versos apaixonados de "Eu não existe sem você" são do avô carinhoso com quem ela conviveu até 1980.

 

Quarenta anos após a morte de Vinícius de Moraes, artista como ela celebram o legado do "Poetinha". Ainda mais agora, em dias de pandemia, em que a saudade transborda.

 

Mariana aprendeu com ele que é sempre necessário encontrar o lado positivo de todo o caminho. "Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer...que todos os caminhos me encaminham pra você", canta Mariana. "Entre as pessoas que se amam, a distância não existe. O verdadeiro amor a gente sente saudades. Mas é preciso entender que nesse momento, não estar com as pessoas que a gente ama significa também protegê-las", afirma.

 

São tantos significados, em mensagens universais. Amor, aliás, em diferentes olhares, como destaca a professora de literatura da Universidade de Brasília Sylvia Cyntrão. "Ele expressa preocupações essenciais que são fruto desse impasse entre a realidade que se apresenta e a esperança utópica que podemos modificá-la pelo amor. Embora Vinícius tenha ficado conhecido pela temática do amor-paixão, ele teve significativa contribuição com obras de temática social, como em 'A rosa de Hiroshima'. Mas a literatura não foi o seu único legado", afirma.

 

Vinícius foi o compositor que fundou a Bossa Nova, com a música "Chega de saudade". E criou, como diz a pesquisadora, diferentes versões de si mesmo para tocar fundo cada um de nós. "Todos os seus textos nos trazem pistas preciosas de como homens e mulheres devem encarar a realidade". Em relação a isso, ela cita os versos dele sobre a vida ser a arte do encontro.

 

Encontros também com diferentes gerações. O professor Tiago de Carvalho, do Instituto Federal de Brasília (IFB), explica que os adolescentes ficam encantados quando descobrem quem é Vinícius. "Ele estimula e provoca no seio dos adolescentes um universo de sensações tão camaleônicas como é a obra dele. É possível ter a noção do tamanho de Vinícius".

 

Para ter mais uma ideia da grandeza do Poetinha, haverá uma apresentação em live no canal de youtube da viúva dele, a produtora cultural Gilda Mattoso. O evento, que contará com Gilberto Gil, Toquinho e outros artistas começa às 19h. No repertório, amor, saudades e esperança no amanhã.

 

* Com informações da Agência Brasil e do Portal EBC

 

* Texto atualizado às 12h25 de 09/07/20. 

Ir para a versão desktop