Pontos turísticos do Rio reabrem nesta sexta-feira (17) com restrições

Pontos turísticos do Rio reabrem nesta sexta-feira (17)

Publicado em 16/07/2020 23:44 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A partir desta sexta-feira (17), os pontos turísticos da capital fluminense serão reabertos, com o avanço de mais uma fase da retomada gradual das atividades economicas na cidade.

Os pontos turísticos podem voltar a funcionar, mas apenas com um terço da capacidade máxima, e deverão respeitar a regra de distanciamento de 4 metros quadrados por pessoa. As novas medidas de flexibilização foram anunciadas na tarde desta quinta-feira pelo prefeito Marcelo Crivella.

Outra medida de flexibilização que vai agradar aos cariocas é a reabertura das quadras esportivas das praias, que poderão receber praticantes de esportes coletivos, como vôlei e futebol, apenas em dias úteis. Durante o fim de semana e feriados esses espaços permanecem fechados e também continua a proibição de banhistas nas areias das praias.

Outra novidade é abertura do comércio de rua a partir das 9h da manhã, aos sábados. Em dias de semana, lojas e galerias de rua continuam abrindo a partir das 11h, mas com lotação ampliada para 2/3 da capacidade máxima. Os shoppings vão seguir a mesma regra da capacidade máxima ampliada e continuam abrindo a partir do meio dia. 

Para fortalecer a fiscalização e evitar aglomerações em pontos de maior movimento de bares e restaurantes, a Prefeitura anunciou que serão criados micropontos de controle de acesso de entrada e saída em bairros como Barra da Tijuca, Leblon, Boatafogo e Tijuca.

Na área da educação, estudantes poderão voltar as atividades práticas dos cursos da área de saúde  como programas de residência e internato. Creches e escolas municipais e particulares seguem fechadas. O prefeito reforçou que não há data de retorno para as escolas e que estão sendo feitos testes da Covid-19 em 6 mil merendeiras, para tentar reabrir os refeitórios das escolas aos sábados.

Essas medidas, segundo Crivella, foram tomadas após reuniões com o conselho científico que auxilia a Prefeitura e são baseadas em indicadores como a velocidade da curva de contágio e a ocupação de leitos.

O prefeito do Rio ainda informou que, com a queda de indicadores e a diminuição da demanda no atendimento, 200 leitos de enfermaria serão desmobilizados no Hospital de Campanha do Riocentro. Leitos de CTI vão continuar em funcionamento para atender os pacientes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique