Refúgio de venezuelanos no Brasil mais que quadruplica em dois anos

Refúgio de venezuelanos no Brasil quadruplica em 2 anos

Publicado em 20/06/2017 11:26 Por Maíra Heinen - Brasília

O número de solicitações de refúgio de venezuelanos no Brasil mais que quadruplicou nos últimos dois anos. O Ministério da Justiça aponta que, em 2015, foram 829 pedidos e, neste ano, até o mês de maio, foram contabilizadas 3.971 solicitações.


O refúgio é uma proteção legal que o Brasil oferece a cidadãos que estejam sofrendo perseguição no próprio país por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Também pode ser solicitado a quem esteja sujeito a graves violações de direitos humanos.


Bruno Florian, venezuelano abrigado no Centro de Referência ao Imigrante, em Boa Vista, solicitou refúgio ao Brasil. Ele atuava como assessor de um organismo estudantil na Venezuela.


“Estou procurando refúgio porque eu não posso voltar à Venezuela pelo simples fato de não compartilhar, não me agradar a forma com que o nosso governo está deixando morrer pessoas jovens como você e eu”, disse o venezuelano.


Nem todos os imigrantes se encaixam no perfil de refugiados. Apesar disso, no Brasil, os venezuelanos buscam majoritariamente o refúgio. Quem explica é o professor de Relações Internacionais Gustavo Simões, da Universidade Federal de Roraima.


“Há um grande número de pedidos de refúgio pela facilidade que a solicitação de refúgio traz.O pedido de refúgio, em primeiro lugar, é gratuito. Então é uma maneira fácil, razoavelmente rápida de se regularizar migratoriamente no Brasil e sem custo nenhum”.


A estimativa do governo de Roraima é de que, desde o agravamento da crise político-econômica no país vizinho, 30 mil venezuelanos ingressaram no estado. O governo também revela que de outubro de 2016 até junho deste ano, 3.039 pessoas foram recebidas nos Centros de Atendimento ao Migrante, localizados em Boa Vista, Pacaraima e também em atendimentos móveis.


Na véspera do Dia Mundial do Refugiado, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) apresentou o relatório “Tendências Globais”, um levantamento sobre deslocamentos.


As cifras da Venezuela são notáveis, segundo a Acnur, porque triplicaram de um ano para o outro. Se em 2015, 10.200 venezuelanos solicitaram refúgio a outros países, em 2016 foram 34.200 pedidos.


O estudo aponta que em todo o mundo, o deslocamento forçado causado por guerras, violência e perseguições atingiram, em 2016, o número mais alto já registrado: mais de 65 milhões de pessoas se viram forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique