Roraima tem taxa de crime contra mulher quase três vezes maior que a nacional

Roraima tem a maior taxa de crime contra mulher do país

Publicado em 21/06/2017 15:51 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A pesquisa foi realizada pela ONG internacional de Direitos Humanos, Humans Rights Watch, que foi até o estado de Roraima para entender porque a violência contra as mulheres no Brasil é tão grande.

Roraima foi escolhido porque tem a taxa mais alta de homicídios de mulheres no pais. Em 2015, foram 11,4 mortes para cada 100 mil mulheres. O número é quase três vezes maior que a do Brasil que já tem uma taxa considerada muito alta. O assassinato de mulheres no Brasil é quatro vezes maior que na Argentina, por exemplo.

O estudo ouviu 31 vítimas de violência doméstica e analisou boletins de ocorrência e inquéritos policiais. A conclusão é que as mulheres encontram muitos obstáculos para denunciar abusos, as investigações são negligenciadas e as poucas que conseguem ser atendidas com medidas protetivas, como impedir que o agressor se aproxime delas, essa proteção não é fiscalizada.

Para César Muñoz, um dos autores da pesquisa, o resultado é um clima de impunidade que contribui para as altas taxas de feminicídio:

Segundo Muñoz, em 100% dos casos de homicídios por violência doméstica, havia relatos de agressões anteriores. Apesar da situação de Roraima ser crítica, para ele o problema é nacional

A partir do estudo, a ONG elaborou 10 recomendações para serem adotadas em todo o país, como a capacitação de policiais civis e militares para atenderem casos de violência doméstica, todas as delegacias da mulher funcionando 24 horas todos os dias da semana e punição a policiais que negligenciem as denúncias de violência.

As recomendações já foram enviadas para o Congresso Nacional e também vão ser encaminhadas à Organização dos Estados Americanos e à ONU.

A reportagem entrou em contato com o governo de Roraima, que informou em nota que todas as delegacias do estado são obrigadas a registrar os casos de violência contra a mulher e que se houver dificuldade, a pessoa deve reclamar na Corregedoria da Polícia Civil. Segundo a nota, as mulheres confiam no serviço prestado e tem perdido o medo de denunciar os agressores.

Pesquisa realizada pelo Datafolha no início do  ano, mostra que apenas um quarto dos casos de violência contra a mulher são registrados no Brasil.

* Matéria atualizada às 16h23 para acréscimo de informações e inserção de sonora.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique