Pastoral Carcerária denuncia suicídios em série em penitenciária feminina de São Paulo

Pastoral Carcerária denuncia suicídios em série em penitenciária feminina

Publicado em 21/09/2017 20:15 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Uma penitenciária feminina de São Paulo virou palco de suicídios em série de detentas.

A denúncia é da pastoral Carcerária da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Segundo a pastoral, em um intervalo de um mês, entre julho e agosto desse ano, quatro detentas da Penitenciária feminina de Santana, na zona norte da capital paulista, cometeram suicídio.

Em ofício enviado ao Ministério Público e à defensoria Pública do estado, a pastoral carcerária afirma que o número de mortes em curto intervalo de tempo é alarmante e que além de poder indicar uma tendência epidêmica do problema, também podem revelar omissão do estado.

O documento também lembra que desde outubro de 2015 vêm sendo relatados problemas estruturais na Penitenciária Feminina de Santana inclusive com possíveis práticas de tortura, castigos arbitrários e fornecimento precário de alimentação e água potável na unidade.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária confirma quatro casos de suicídio em 2017, mas não detalha as datas que eles aconteceram.

Também informa que foram tomadas medidas para aumentar os atendimentos psicológicos e que as mortes foram comunicadas à polícia e ao instituto de criminalística para apurar a ocorrência.

A secretaria também chamou de leviana e irresponsável a denúncia da Pastoral Carcerária.

Também em nota a Pastoral Carcerária rebateu as críticas afirmando que elas são uma tentativa de desqualificação da denúncia e retaliação pessoal e que a instituição não vai deixar de exigir que as autoridades apurem denúncias de violações de direitos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique