Viva Maria: Dia pela Limpeza da Água pede reflexão sobre uso racional dos recursos hídricos

Dia pela Limpeza da Água alerta sobre uso dos recursos

Publicado em 19/09/2017 02:47 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

19 de setembro é o Dia Mundial pela Limpeza da Água. E é claro que Viva Maria faz questão de reverenciar a Dona da Vida com amor e gratidão.

As pessoas que tem o privilégio do acesso a essa santa criatura de Deus deviam agradecer a benção.

Impossível deixar de lembrar a situação de desvantagem em relação aos homens que nós mulheres experimentamos diante da falta ou da má distribuição dos serviços de saneamento. A tarefa de coletar água para manter a higiene da casa quase sempre é atribuída às mulheres! 

Taí a saudosa Marlene eternizada nesse grande sucesso! Mas o fato é que mulheres e meninas ficam geralmente com a responsabilidade de limpar a casa e, quando não há água disponível, são elas que têm que buscar em algum lugar. Isso subtrai delas um tempo que poderia estar sendo empregado em educação e em atividades remuneradas.

Esse tipo de situação reforça a dependência econômica com homens, interferindo, inclusive, na capacidade delas de pagar por serviços de água e esgoto. Diante dessa grande ironia, já que a água é o mais feminino dos elementos da Terra, vamos tratar de lembrar outras situações que impõem o uso racional da água no nosso dia-a-dia.

Para isso, chamamos a participação da consultora socioambiental Renata Navega.

Seja muito bem-vinda!

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique