Secretário da Igualdade Racial: sistema de cotas é eficaz, mas é preciso criar formas de verificação

Secretário: sistema de cotas é eficaz, mas é preciso criar formas de verificação

Publicado em 20/11/2017 15:55 Por Graziele Bezerra - Brasília

O sistema de cotas raciais em universidades públicas aumentou o acesso de estudantes negros ao ensino superior, segundo o secretário Nacional de Políticas e Promoção da Igualdade Racial Juvenal Araújo.

Dados da secretaria apontam que, entre 2013 e 2014, nas universidades federais, as vagas totais cresceram 10% e as vagas para cotistas cresceram 38%. Já nos institutos federais, no mesmo período, tanto o total das vagas gerais quanto as vagas para cotistas cresceram 18%.

Em entrevista à TV NBR, Juvenal Araújo comemorou as estatísticas e disse que é preciso melhorar a verificação das informações prestadas pelos candidatos para evitar fraudes. 

Em um caso recente de fraude, candidatos burlaram a autodeclaração para entrarem como cotistas no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

O secretário falou também sobre racismo no futebol e anunciou que a Secretaria de Igualdade Racial vai realizar nesta semana um seminário sobre o assunto. A proposta da pasta é incentivar a conscientização dos árbitros sobre racismo e injúria racial.

A secretaria também vai buscar o apoio da CBF para conscientizar as torcidas sobre esses crimes. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique