Viva Maria: Dois anos após surto de zika, mães lutam para superar marcas deixadas pela microcefalia

Dois anos após surto de zika, mães lutam para superar marcas deixadas pela microcefalia

Publicado em 16/11/2017 11:01 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Viva Maria com saúde hoje é memória para lembrar que há dois anos o estado de Pernambuco começava a viver um cenário de perplexidade e dor diante da síndrome congênita provocada pelo vírus da zika!

Num primeiro momento autoridades da saúde no estado viviam a perplexidade de um surto revelado a partir do número de casos de microcefalia.


Tanto assim que em 27 de outubro de 2015, a Secretaria Estadual de Saúde instituiu a notificação dos casos de microcefalia, orientando todos os serviços e profissionais de saúde a fazerem o RESP (Registro de Eventos em Saúde ) sobre os casos da doença. Ao todo, 2.952 crianças nasceram com microcefalia no Brasil, e e maior parte delas em Pernambuco.


De lá pra cá, a Síndrome congênita provocada pelo vírus da zika continua sendo um desafio na vidas das mulheres que enfrentam a luta contra a ineficácia de politicas públicas que possam ampará-las nos cuidados e tratamentos de seus bebês.

Quem acompanha essa realidade muito de perto é médica Sandra Valongueiro, pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenvolve um importante trabalho junto a um grupo de saúde coletiva que se dedica ao estudo da matéria nos limites da Região Metropolitana de Recife e no Rio de Janeiro .

Trata-se uma pesquisa sobre o impacto econômico e social da síndrome congênita provocada pelo virus da zika que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Pernambuco, não é isso dra Sandra?

Ouça o programa na apresentação de Mara Régia.

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique