Indígenas apresentam à AGU pedido de revogação de parecer sobre demarcação de terras

Indígenas apresentam à AGU pedido de revogação de parecer sobre demarcação de terras

Publicado em 07/12/2017 11:35 Por Renata Martins - Brasília

Indígenas fizeram manifestação, na sede da Advocacia-Geral da União, nessa quarta-feira 96), para protestar contra parecer sobre demarcações de terras. O grupo só deixou o local após reunião com a ministra Grace Mendonça. O hall da AGU foi ocupado por cerca de 100 indígenas dos povos Kaingang, Terena, Kadiwéu, Kinikinau, e Guarani Mbya. O grupo exige a revogação do que eles consideram “parecer antidemarcações do governo Temer”.

Em julho deste ano, um parecer da Advocacia-Geral da União, aprovado pelo presidente da República, estabeleceu que a administração pública deve aplicar a tese do marco temporal que, na prática, significa que só têm direito a demarcação da terra povos originários que já estavam nas áreas reivindicadas em outubro de 1988 - data da promulgação da Constituição.

Os indígenas desocuparam o prédio a tarde depois de terem sido recebidos pela advogada-geral da União, Grace Mendonça. A ministra afirmou que vai analisar os requerimentos apresentados pelas lideranças indígenas.

Acompanhe na reportagem de Renata Martins.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique