Direito Indígena: Brasil vai cumprir sentença da Corte Interamericana

Brasil vai cumprir sentença da Corte Interamericana

Publicado em 13/03/2018 19:19 Por Maíra Heinen - Brasília

A Corte Interamericana de Direitos Humanos responsabilizou o Brasil internacionalmente pela violação do direito à propriedade coletiva do povo Xukuru, de Pernambuco.

A decisão é do início de fevereiro, mas a foi divulgada apenas nessasegunda-feira (12), quando o Brasil foi notificado.

Esta é a primeira condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre violações a direitos indígenas.

Segundo a decisão, o processo administrativo de reconhecimento e demarcação na área começou em 1989, mas só em 2005 se confirmou a propriedade formal dos indígenas.

No entanto, o processo de implantação de saneamento básico na área, pagamento de indenizações a proprietários não indígenas e a saída desses não índios ainda não foi concluído. Para a Corte internacional, o estado também violou a garantia judicial do prazo razoável.

Advogado representante dos indígenas na ação, Adelar Cupsinski, explica as sanções aplicadas ao Brasil.

O Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais da Procuradoria-Geral da União, Boni de Moraes Soares, explica que o Brasil não pode recorrer da sentença, apenas pedir esclarecimentos. Mas,  o Estado ainda avalia se isso será feito.

Segundo ele, o Brasil vai adotar todas as medidas para que a sentença seja cumprida, mas aponta que a decisão também atendeu pontos apresentados pela Procuraodoria.

A condenação beneficia quase 8 mil indígenas distribuídos em 24 comunidades no município de Pesqueira, em Pernambuco.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique