Portarias regulamentam nova Lei de Migração

Portarias regulamentam nova Lei de Migração

Publicado em 16/03/2018 22:22 Por Maíra Heinen - Brasília

Para atender a forte demanda de venezuelanos que chegam ao Brasil, o governo publicou nessa quinta-feira portarias que detalham diversos procedimentos da nova Lei de Migração.

Uma delas regulamenta a autorização de residência no país, pelo prazo de dois anos, para pessoas de países que fazem fronteira com o Brasil. Para isso, o imigrante deve ser de local onde não esteja em vigor o Acordo de Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul e países associados.

De acordo com o Ministério da Justiça, o imigrante beneficiado pela publicação poderá trabalhar no Brasil, nos termos da legislação vigente.

Outra portaria estabelece prazo inicial de um ano para venezuelanos que quiserem visto temporário e autorização de residência para estudo. Esse prazo poderá ser prorrogado até a conclusão das atividades ou a autorização de residência.

No caso de visto temporário e autorização de residência para tratamento de saúde, o imigrante deve comprovar que tem condições de custear o tratamento e a própria manutenção durante o período em que permanecer aqui no Brasil. Essa autorização pode ser pedida em uma unidade da Polícia Federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique