Governo de Roraima pede fechamento temporário da fronteira com a Venezuela

Roraima pede fechamento temporário da fronteira com a Venezuela

Publicado em 13/04/2018 19:29 Por Graziele Bezerra - Brasília

O governo de Roraima entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal cobrando o fechamento temporário da fronteira do Brasil com a Venezuela, na expectativa de solucionar os problemas enfrentados no estado com a crise migratória.

A governadora Suely Campos reclama da falta fiscalização na divisa entre os países.

Atraídos para o Brasil em busca de melhores condições de vida e expulsos pela crise que assola a Venezuela, os estrangeiros começaram a gente aos montes ao Brasil em meados de 2015.

O governo estima que 50 mil tenham entrado por via terrestre no país desde então. O número supera em 10 por cento a quatidade de  roraimeneses, hoje calculado em 520 mil pessoas.

E tanta gente assim provocou um colapso no estado. Na saúde, Roraima enfrenta epidemia de sarampo. No campo da segurança, vê a criminalidade aumentar. Na área da educação, vê a demanda cada vez mais maior. Além dos milhares de estrangeiros vivendo pelas ruas e abrigos.

O governo federal deu início a um processo de interiorização de estrangeiros, mas a governadora também critica a lentidão no serviço.

Suely Campos também pede ao governo federal incremento nos recursos financeiros encaminhados ao estado para o enfrentamento da crise humanitária. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique