Mais de mil venezuelanos que estão em Roraima devem ser transferidos para outros estados

Mais de mil venezuelanos devem ser transferidos para outros estados

Publicado em 23/04/2018 22:33 Por Sayonara Moreno - Brasília

O Ministério do Desenvolvimento Social pretende transferir para outros estados mais mil imigrantes venezuelanos que estão em Boa Vista, Roraima.

A ação faz parte do processo de interiorização dos imigrantes para desafogar a capital Roraimense que acolhe, atualmente, cerca de 40 mil venezuelanos, de acordo com estimativa da prefeitura.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministro Alberto Beltrame já se reuniu com representantes do governo de Santa Catarina, para discutir a possibilidade de acolhimento de pessoas que chegam ao Brasil, fugindo da crise política e econômica na Venezuela.

Este mês, 256 imigrantes foram encaminhados para as capitais São Paulo e Cuiabá, com auxílio do ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Em maio, o governo federal vai encaminhar outros grupos para as cidades de Manaus e São Paulo, em abrigos da sociedade civil.

Segundo o MDS, as cidades de Porto Alegre, Brasília e Campinas se colocaram à disposição para o recebimento de venezuelanos. O ministério informou que cerca de mil novos imigrantes devem ser transferidos para essas três cidades, até o fim de maio.

O governo municipal de Porto Alegre confirma a informação. A prefeitura de Campinas diz ter disponibilidade de receber trinta venezuelanos. O Governo de Brasília não confirmou a disponibilidade de receber os imigrantes em processo de interiorização, até o fechamento desta reportagem.

Nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, o governo está construindo onze abrigos, com capacidade para 500 pessoas, cada um.

Em nota, o MDS confirma que o órgão negocia com redes de assistência social em outras cidades, a respeito da abertura de mil  vagas em abrigos para receber os venezuelanos, ainda em maio.

Segundo a pasta, as pessoas devem demonstrar interesse em morar e trabalhar nessas cidades. Além disso, devem estar imunizadas e com documentação regularizada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique