Último sobrevivente de etnia, índio da Terra Tanaru vive isolado há 22 anos na Amazônia

Índio vive isolado há 22 anos na Amazônia

Publicado em 22/07/2018 16:15 Por Kariane Costa - Brasília

A Funai informou que um índio da Terra Tanaru é o último sobrevivente de sua etnia. Ele vive isolado, há 22 anos, na floresta de Rondônia.

De acordo com a Funai, a população indígena que habitava o local foi assassinada por fazendeiros na década de 90, e os culpados nunca foram punidos.

Ainda segundo a fundação, houve tentativas, nos últimos 10 anos, de contato com o indígena, mas, ao perceberem que essa não era a vontade dele, os técnicos da Funai recuaram e começaram a monitorá-lo de longe.



Deste então, os servidores que o acompanham deixam algumas ferramentas e sementes para o plantio em locais que ele passa frequentemente. Em 2012, a Funai registrou algumas roças de milho, batata, cará, banana e mamão plantadas pelo indígena, que vive basicamente desses alimentos e da caça.

Segundo a Funai, há mais de 5 anos não se observam invasões de madeireiros, desmatamentos e nenhuma outra presença de pessoas estranhas dentro dos limites da área.

A delimitação da Terra Indígena Tanaru foi estabelecida em 2015. A área demarcada possui 8 mil hectares.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique