OAB faz ato em apoio à advogada algemada em Duque de Caxias

OAB faz ato em apoio à advogada algemada em Duque de Caxias

Publicado em 18/09/2018 13:50 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

A advogada Valéria Lúcia dos Santos, de 48 anos, algemada durante uma audiência em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu o apoio e carinho na tarde dessa segunda-feira (17), durante um ato de desagravo organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Mesmo com chuva, a manifestação que ocorreu em frente ao fórum daquele município, onde aconteceu o episódio, atraiu advogados e militantes defensores das causas negras e dos direitos das mulheres.


Embora o ato tenha sido pacífico desde o início, o fórum teve as portas fechadas causando indignação entre os manifestantes.


Carlos Lamachia, presidente nacional da OAB, afirmou durante o protesto que o episódio terá desdobramentos na Corregedoria Estadual, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na própria Ordem.


Ele condenou o ambiente de extremismo que o país vive.


Apesar do trauma que o fato lhe deixou, com exposição de imagens compartilhadas por todo o país, Valéria disse que sua atitude será a de conversar com a juíza leiga que determinou o uso da algema.


Valéria Lúcia dos Santos, que é negra, foi detida e algemada no último dia 10 dentro do fórum de Duque de Caxias, durante uma audiência, depois de pedir acesso à contestação de processo de um cliente. A cena foi gravada e causou indignação por todo o país.


O Tribunal de Justiça (TJ), que subordina o Fórum de Duque de Caxias, se limitou a responder em nota que os fatos estão sendo apurados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique