TRE do Pará adere a programa que coíbe preconceito contra ex-presidiários

TRE adere a programa contra preconceito a ex-presidiários

Publicado em 17/09/2018 15:45 Por Maíra Heinen - Brasília

Para tentar diminuir preconceitos no mercado de trabalho contra pessoas que cumpriram pena, o Tribunal Regional Eleitoral no Pará (TRE-PA) assinou, neste mês, um termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Estado para integrar o programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça.


O secretário de Gestão de Pessoas do TRE-PA, Rodrigo Valdez, espera que o programa atue para diminuir a reincidência criminal.


“Nosso objetivo é facilitar a reinserção no mercado de trabalho das pessoas que acabam sofrendo este estigma de ter uma ficha com registro criminal. E isso dificulta bastante o acesso dessas pessoas a postos de trabalho. Eles precisam ter novas oportunidades, justamente para que reincidência criminal seja reduzida aqui no nosso país.”


O TRE do Pará vai disponibilizar, inicialmente, sete vagas na área administrativa, mas a intenção é ampliar a oferta.


Serão três linhas de ação: vagas de trabalho por meio de bolsa ressocialização, vagas específicas em obras públicas nas próximas licitações e, ainda, atividades de capacitação dos apenados.


O programa Começar de Novo, do CNJ, existe desde 2009. No Tribunal de Justiça do Pará, 29 pessoas já fazem parte do projeto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique