Comissão da OEA visita o Brasil para analisar respeito aos direitos humanos

Comissão da OEA visita o Brasil para analisar respeito e receber denúncias

Publicado em 05/11/2018 17:36 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos está no Brasil para analisar se o país tem respeitado os direitos humanos.

A comissão da OEA, Organização dos Estados Americanos, informou que vai priorizar a análise da situação de grupos historicamente excluídos, como negros e quilombolas, povos indígenas, trabalhadores rurais, população em situação de pobreza, migrantes, presos e defensores de direitos humanos.

O grupo promete analisar também a situação da segurança pública, urbana e rural, além da institucionalidade democrática no Brasil.

Até o dia 12, a comissão vai visitar Brasília e mais 8 estados. Os representantes internacionais vão até o município de Mariana, em Minas Gerais, analisar os impactos do rompimento da Barragem do Fundão, que completa 3 anos este mês.

Eles também visitarão os municípios de Altamira e Santarém, no Pará, onde será estudada a situação de camponeses, indígenas e quilombolas. No Rio de Janeiro, os observadores da OEA vão analisar o respeito à memória, verdade e justiça dos períodos da ditadura militar.

A visita estava agendada desde janeiro deste ano, a convite do governo brasileiro. A comissão abrirá, durante a viagem ao país, escritórios em Brasília e no Rio de Janeiro para receber denúncias de violação de direitos humanos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique