Reportagem da TV Brasil sobre venezuelanos conquista Prêmio Patricia Acioli

Reportagem da TV Brasil conquista Prêmio Patricia Acioli

Publicado em 13/11/2018 15:16 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A TV Brasil foi a primeira colocada na edição de 2018 do Prêmio Patricia Acioli de Direitos Humanos, na categoria Reportagens Jornalísticas.

A reportagem premiada, chamada de Vidas em Trânsito, tratou dos venezuelanos que chegam a São Paulo fugindo da fome, e foi ao ar no programa Caminhos da Reportagem no dia 17 de maio deste ano.

A matéria acompanhou o trajeto das famílias venezuelanas entre Roraima e São Paulo, no avião da Força Aérea Brasileira, mostrando a história de quem imigrou para o Brasil em busca de uma vida melhor.

A repórter Aline Beckstein, que representou a equipe na cerimônia de premiação, nessa segunda-feira (12), disse que a conquista do prêmio reforça a importância da comunicação pública no país.

A reportagem premiada foi de Bianca Vasconcellos, de Priscila Kerch e de Aline Beckstein e Paula Abritta, as duas últimas também responsáveis pela produção junto com Thaís Rosa e o estagiário Henrique Cruz.

As imagens foram de Alexandre Nascimento, Cadu Pinotti, Gilmar Vaz, João Marcos Barboza e Pedro Gomes, com auxílio técnico de Caio Araújo, Daniel Teixeira, Eduardo Domingues, Maurício Aurélio e Rafael Carvalho.

A edição de imagens e finalização coube a Maikon Matuyama e Rodger Kenzo, com  apoio de Karina Scarpa. O roteiro foi de Bianca Vasconcellos.

A premiação foi criada em 2012 para celebrar a memória da juíza Patricia Acioli, que foi morta em 2011. Ela foi assassinada por policiais militares quando chegava em casa, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Os executores eram do batalhão de São Gonçalo, também na Região Metropolitana, cidade onde Patrícia trabalhava.  Todos eles eram acusados de envolvimento com grupos de extermínio e suspeitos de corrupção e respondia a processo conduzido pela juíza.

Patrícia tinha fama de linha-dura, especialmente em processos envolvendo crimes cometidos por policiais, tendo condenado pelo menos 60 deles. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique