Viva Maria: 8 de março em memória de Raimunda dos Cocos, mulher semente que lutou pela igualdade

Em memória de Raimunda dos cocos, mulher semente que defendeu a liberdade e a igualdade

Publicado em 08/03/2019 15:03 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Ao longo de mais de 20 anos, o Dia Internacional da Mulher em nosso programa foi marcado pela voz forte de uma mulher palmeira chamada Raimunda Gomes da Silva!

Uma das maiores lideranças rurais que esse nosso Brasil já conheceu!

Ah! Raimundinha, em memória a sua trajetória de luta, esse 8 de março se reveste de uma saudade tão grande do seu canto e da sua presença, que mal cabe na floresta dos babaçuais que a senhora tanto lutou pra conservar! Pensar que há pouco mais de quatro meses vivíamos a expectativa de nos reencontrarmos em agosto desse ano, aqui em Brasília, na 6ª edição da Marcha das Margaridas!

Tal e qual aconteceu na primeira no ano 2000 ! Naquela oportunidade, fizemos até um programa de rádio especial para mobilizar as trabalhadoras rurais a lutarem contra a fome, a pobreza e a violência sexista.

Dezenove anos depois, quem diria, essas continuam sendo as mesmas bandeiras que hoje, muito especialmente, haverão de orientar o movimento de mulheres nas ruas do Brasil e do mundo! Destaque para a música com a qual você nos ensinou a fazer renda para enfeitar uma flor chamada Margarida!

“quando eu quis fazer um verso as mulheres exaltar, me lembrei de Margarida que era muito popular ….

Nesse 8 de março a história de Margarida Maria Alves merece ser recontada por lideranças rurais e sindicais!

Nesse especial relembrando a vida e o crime que interrompeu a luta de Margarida.

Sob o signo da violência Dona Raimunda analisa o recrudescimento da violência em nosso país e convoca as mulheres a saírem em Marcha cantando a esperança e alegria!

Em memória a Dona Raimunda dos cocos, mais que nunca, nesse 8 de março, queremos pensar em igualdade, construir com inteligência, inovar para mudar!

Esse é o lema lançado pela ONU Mulheres para esse Dia Internacional da Mulher! Mãos à obra!

Temos muitas mulheres sementes para plantar e Dona Raimunda Gomes da Silva é uma delas!

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique