Pacientes com leucemia voltam a receber medicação em falta na rede pública de Rio Branco, Acre

Pacientes com leucemia voltam a receber medicação no Acre

Publicado em 05/05/2019 12:13 Por Michele Moreira - Brasília

Três crianças que estavam à espera do medicamento Oncaspar, para o tratamento da leucemia em Rio Branco, no Acre, foram medicadas esta semana.

De acordo com o governo estadual, o remédio chegou ao Unacon - Hospital do Câncer em Rio Branco - na última segunda-feira.

Segundo o Ministério Público Estadual, a droga estaria em falta na rede pública de saúde há pelo menos quatro meses.

O promotor Gláucio Ney Shiroma explica que a situação é recorrente. O problema teria começado em 2017 quando o Oncaspar passou a substituir outra medicação usada para tratar leucemia na rede pública em todo o país.

A responsabilidade pela compra do novo medicamento deixou de ser do Ministério da Saúde e ficou com os governos estaduais.

Sonora: ''Talvez a secretaria, no começo do ano, não tenha se atentado e lançou uma licitação para comprar a asparaginase. Como este medicamento foi descontinuado não vieram representantes. Isso só foi percebido no segundo semestre depois que uma médica prescreveu Oncaspar e a partir daí eles começaram a se movimentar.''

No fim de 2018, a Secretaria de Saúde do estado comprou o Oncaspar de forma emergencial, com dispensa de licitação. Foram 15 frascos.

No mês passado, o Ministério Público tomou conhecimento que o medicamento estava em falta novamente, após ser procurado pela família de um paciente.

O governo estadual alegou que teve dificuldade em adquirir o produto por causa de dívidas com o fornecedor deixadas pela gestão anterior, além da falta de um processo de compra. Afirmou ainda que foram adquiridas 55 ampolas e que 15 já foram entregues. As demais serão entregues de acordo com a necessidade.

Ainda segundo o governo do Acre, o Oncaspar faz parte de um conjunto de medicações para o tratamento da leucemia. Apesar das dificuldades o Hospital do Câncer em Rio Branco afirma que nenhum paciente deixou de receber atendimento.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique