Detentas do Pará recebem ações de prevenção e diagnóstico de câncer de mama e de colo do útero

Detentas recebem ações de detecção de câncer no Outubro Rosa

Publicado em 15/10/2019 00:15 Por Bianca Paiva - Brasília

Ações de conscientização de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero estão sendo implementadas durante o mês de outubro no Centro de Reeducação Feminino, no município de Ananindeua, no Pará.

O trabalho é feito pela Força de Cooperação do Depen, Departamento Penitenciário Nacional, que atua no presídio desde 5 de setembro. Também estão sendo oferecidas atividades multidisciplinares previstas na LEP, a Lei de Execução Penal. É o que explica a coordenadora de saúde da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, Verônica Ribeiro.

“Serão realizadas palestras sobre o autoexame das mamas e a coleta de Papanicolau, além de ações como capoterapia, atividades físicas que proporcionarão qualidade de vida e saúde física e mental. Também haverá ações conjuntas de demais assistências previstas na LEP, como educação, trabalho e assistência religiosa”.

Até o final do mês, a intenção é que todas as 630 internas façam o exame Papanicolau, que detecta doenças no colo do útero. As atividades do Outubro Rosa vão ser encerradas no Centro de Reeducação Feminino com uma grande ação de cidadania, nos próximos dias 30 e 31 e primeiro de novembro, como informa Verônica Ribeiro.

“A ação que será realizada pelo Depen contará com ginecologista, clínico geral. Serão realizados testes rápidos, imunizações, confecção de documentos e atendimento jurídico para todas as internas”.

Entre as atividades multidisciplinares está um curso de panificação e confeitaria, no qual 15 detentas vão receber qualificação profissional para trabalhar na panificadora construída dentro da unidade prisional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique