DF: parques públicos terão brinquedos adaptados para crianças com deficiência

DF: parques públicos terão brinquedos adaptados

Publicado em 08/01/2020 22:40 Por Gésio Passos - Brasília

Mais um passo foi dado para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência. Uma das primeiras leis sancionadas este ano pelo Governo do Distrito Federal estabelece que no planejamento e na instalação de parques e playgrounds devem constar brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida. E a medida vale para áreas abertas públicas e particulares.

A norma regulamenta uma lei federal de 2000, que prevê que no mínimo 5% dos brinquedos e equipamentos de lazer devem ser adaptados.

O subsecretário de apoio à vítima de violência da Secretaria de Justiça do Distrito Federal, Diego Moreno de Assis, afirma que ainda haverá diálogo com outros órgãos e com a sociedade civil para planejar a adaptação dos parques já existentes.

O coordenador do Fórum de Apoio das Entidades de Pessoas com Deficiência do Distrito Federal, Luis Maurício Alves dos Santos, explica as dificuldades das crianças encontrarem os brinquedos adaptados em Brasília.

Luis Maurício afirma que a lei vem em boa hora, mas é necessário um planejamento do poder público.

O governo afirma que a Secretaria Extraordinária de Pessoa com Deficiência e o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência serão responsáveis por fiscalizar a implementação da lei.

O Instituto Brasília Ambiental informa que está tomando providências para garantir a revitalização dos parques. De acordo com o instituto, o Parque Ezechias Heringer, no Guará, e o Parque Ecológico do Varjão já contam com parquinhos adaptados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique