Mais de 200 colombianos dormem no aeroporto de Guarulhos à espera de ajuda para voltar à Colômbia

Colombianos dormem em aeroporto à espera de ajuda

Publicado em 30/05/2020 17:40 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Mais de 200 colombianos dormem há semanas no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, à espera de ajuda para voltar para a Colômbia.


Com a pandemia, eles ficaram sem trabalho no Brasil e não têm dinheiro para voltar e nem recursos para pagar hospedagem. No grupo também existem turistas que visitavam o país, mas tiverem os voos cancelados.


No começo do mês, eram 15 pessoas, que já conseguiram deixar o Brasil. Mas novos imigrantes continuam chegando ao aeroporto de onde saem os voos para Bogotá, capital da Colômbia. Nessa sexta-feira, já tinham pelo menos 50 crianças e adolescentes.


O grupo vive em situação de extrema vulnerabilidade. Se acomodam em colchões e cobertores espalhados pelo chão do terceiro andar do aeroporto em uma situação impossível de manter o distanciamento social. Estão vivendo de donativos e não têm lugar para tomar banho. Pelo Twitter, uma porta-voz do grupo descreveu a situação.


“Já não temos recursos para sobreviver e voltar para Colômbia é a única opção. Exigimos ser escutados e repatriados. Estamos sem comida, estamos sem ter onde dormir”.


O Ministério Público Federal fez uma reunião de urgência com representantes do Ministério das Relações Exteriores e da embaixada da Colômbia para tentar resolver a situação.


Em nota, a embaixada da Colômbia diz que está tentando organizar um voo humanitário para repatriar as pessoas, e que até agora já saíram três voos com a repatriação de 346 colombianos.


Mas, segundo o Ministério Público, as autoridades colombianas cobram mais de US$ 400 por pessoa, algo como R$ 2,2 mil, para arcar com os custos do voo fretado e para pagar as despesas com acomodação e alimentação do grupo em Bogotá durante a quarentena obrigatória de 14 dias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique