Participantes de debate do Cimi dizem é preciso resguardar territórios indígenas para deter Covid-19

"É preciso resguardar territórios indígenas para deter Covid-19'"

Publicado em 07/08/2020 01:33 Por Gésio Passos - Brasília

Para evitar o avanço do coronavírus entre os povos indígenas, é necessário resguardar os territórios e os direitos desta população. Esse foi o tema de debate organizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) nesta quinta-feira (6), pela internet.

Maria Betânia, do povo Macuxi e do Conselho Indígena de Roraima, afirma que a garantia do território é central para medidas de precauções contra o Coronavírus.

Eliseu Lopes, liderança do povo Guarani e Kaiowá, relatou a situação dos povos na região do Mato Grosso do Sul.

A coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Eliana Torelly, afirma que a situação de vulnerabilidade dos povos se agravou no momento de pandemia.


                                      
O coordenador do Cimi Regional Sul e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Roberto Liebgott, afirmou que ausência do estado levou a iniciativas próprias de proteção aos povos indígenas.

Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal confirmou a determinação para que o Governo Federal adote medidas de contenção ao avanço do coronavírus entre os povos indígenas.

No julgamento, o advogado-geral da União, José Levi, afirmou que o governo tem cumprido seu papel de proteção dos povos indígenas e indicou que as acusações contra a União são exageradas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique