Presidente do BNDES pede demissão e será substituída pelo presidente do IBGE

Presidente do BNDES pede demissão e será substituída pelo presidente do IBGE

Publicado em 26/05/2017 22:25 Por Kariane Costa - Brasília

A presidente do BNDES Maria Silvia Bastos Marques pediu demissão nessa sexta-feira (26) do cargo. Maria Silvia informou a decisão pessoalmente  ao presidente Michel Temer. A executiva alegou razões pessoais para deixar a presidência do banco.

Quem assume é o economista Paulo Rabello Castro, atualmente presidente do IBGE. O presidente Michel Temer fez o convite e começa a trabalhar no BNDES na próxima segunda-feira (29).

Administradora e doutora em economia, Maria Silvia Bastos Marques foi indicada em maio do ano passado pelo presidente Michel Temer.

Ela foi a primeira mulher a comandar o Banco, e também a primeira mulher a ocupar um cargo no alto escalão do governo Temer.

Em nota, Michel Temer, agradeceu à Maria pela atuação à frente do BNDES, e disse que o trabalho honrou o governo e moralizou um setor estratégico para o país, despolitizando a relação com o setor empresarial. O texto diz também que ela deixa como legado um modelo a ser seguido em toda máquina pública.

A saída de Maria Silvia da presidência do BNDES acontece  após o presidente do senado, Eunicio Oliveira, ler em plenário o requerimento para a criação de uma CPMI no congresso que vai apurar fraudes e irregularidades em empréstimos concedidos pelo BNDES entre 2007 a 2016, antes dela assumir o cargo.

A CPMI é uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que vai ser composta por 16 senadores e 16 deputados titulares. A indicação de membros para a comissão deve acontecer a partir da próxima semana.

Ainda não há previsão de quem será o presidente e o relator, mas tradicionalmente um dos cargos fica com o autor do requerimento, neste caso, o senador Athaídes de Oliveira, do PSDB de Tocantins.

* Matéria atualizada às 19h50 para complemento de informações. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique