Prévia da inflação oficial é a menor para setembro desde 2006

Prévia da inflação oficial é a menor para setembro desde 2006

Publicado em 21/09/2017 15:01 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A prévia da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) ficou em 0,11% em setembro, o nível mais baixo para o mês desde 2006.

O índice teve queda na comparação com agosto, quando foi registrada taxa de 0,35%, e também em relação a setembro do ano passado, quando a taxa foi de 0,23%. 

Com este resultado, a soma do IPCA-15 nos últimos 12 meses chegou a 2,62%, o menor valor para o período desde 1998.  Já o acumulado do indicador em 2017 está em 1,9%.  

Assim como no mês passado, os alimentos foram novamente o principal fator responsável pela queda da prévia da inflação em setembro.

Desta vez, os preços dos produtos do grupo alimentos e bebidas tiveram queda média de 0,94% no período, com destaque para o tomate, feijão carioca e alho.

Por outro lado, os itens que mais pressionaram o IPCA-15 de setembro para cima foram as despesas com transportes e habitação. Os gastos com transportes tiveram alta de 1,25%, puxados pelo aumento dos combustíveis, e as despesas com habitação cresceram 0,26%.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique