Conselho da Caixa passa a ter controle na nomeação e exoneração de vice-presidentes

Conselho da Caixa passa a ter controle na nomeação e exoneração de vice-presidentes

Publicado em 19/01/2018 14:47 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Em assembleia geral extraordinária, a Caixa Econômica Federal aprovou o novo estatuto do banco, que traz novas regras para a gestão e a governança da empresa.

Na prática, o novo estatuto dá ao Conselho de Administração da Caixa total controle no processo de nomeação e exoneração dos vice-presidentes e outros executivos da instituição.

Antes, não havia assembleia geral, as atribuições eram exercidas pelo ministro da Fazenda, agora, essa assembleia poderá eleger e destituir membros do conselho e de administração fiscal, além de aprovar demonstrações contábeis e fixar remunerações.

Além disso, os vice presidentes, que eramm indicados e demitidos pelo presidente da república, agora serão também escolhidos pelo Conselho de Administração. Foram, ainda, incluídos, requisitos mais rigorosos como experiência e metas para os indicados.

A decisão ocorre três dias depois que o presidente Michel Temer afastou quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa por um período de 15 dias, para que apresentem defesa das acusações de que são alvo. Eles são investigados em operações da Polícia Federal sobre irregularidades em fundos de pensão.

* Matéria atualizada às 14h55 para acréscimo de informações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique