Trocando em Miúdo: A subida do Ibovespa e os reflexos no dia a dia do cidadão

A subida do Ibovespa e os reflexos no dia a dia do cidadão

Publicado em 17/01/2018 16:45 Por Apresentação Eduardo Mancamz - Brasília

Olá prezada pessoa ouvinte cidadã.


É o seguinte. O Ibovespa, pela primeira vez na história da Bolsa de Valores no Brasil, atinge os 80 mil pontos. E eu com isso, pergunta a pessoa aí. Muito, respondo eu aqui. Então, vamos nessa.


Só para complicar um pouco. Para início de prosa, este índice não existe. Isso mesmo. Aparece na teoria. Mas olha só como são as coisas. Explicando direitinho. O Indice – I – Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo é formado pelas ações de mais de 50 empresas que atuam na atual B3, porque Bovespa se juntou com BM&F – Bolsa de Mercadorias e de Futuro e agora chega o terceiro, que é o Cetip - Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados.


Voltando ao miolo da prosa para não complicar a cabeça. A mercadoria principal são as ações. Elas na verdade pertencem aos sócios que, inclusive, pode ser você aí. Por exemplo. Se você usou seu Fundo de Garantia, tem alguns anos, e trocou por ações da Petrobrás ou da Vale, na verdade você passou a ser sócio, que nem casado, vale para tudo, para o lucro, quando recebe dividendo, ou para o prejuízo, como aconteceu com a Petrobras na Lava Jato e você perdeu o seu FGTS quase todo.
 

Olha só, fugi do miolo da prosa outra vez. Ibovespa alcança pela primeira vez na vida os 80 mil pontos desde que nasceu, em 1968, então valendo apenas 100 pontos.

E daí, continua você perguntando e com razão. Repetindo. O Ibovespa é formado por mais de 50 ações de empresas que participam da Bolsa de Valores. Através deste índice, preste atenção, se ele desce quer dizer que a economia brasileira vai mal. Mas se ele sobre, principalmente como aconteceu agora, é sinal de que a nossa economia está com sinais muito bons de recuperação neste ano.


Portanto, o fato do Ibovespa ter passado dos 80 ml pontos, nesta terça-feira, 16 de janeiro de 2018, isto significa que os investidores estão achando que a economia, neste ano, vai melhorar, sim.

E, com isso, voltam a comprar mais ações que significam mais sócios entrando com dinheiro nas empresas que com ele podem investir mais para produzir com o que mesmo? Mão de obra, mais emprego, com carteira assinada, que pode ser numa empresa de carros, rodovias, roupas, minérios, seja lá o que for.


Fechando a prosa porque teria muito mais para falar sobre este Ibovespa que, pela primeira vez na vida, passa dos 80 mil pontos.

Lembro de uma coisa só. Há dez anos, quando este Trocando em Miúdo começou e, aliás, pode acabar a qualquer dia, pois em 2008 o Ibovespa tinha alcançado o maior índice da vida. 75 mil pontos. Ótimo, né? Nada, sô. Logo depois, veio a crise mundial, em seguida a crise brasileira, e o Ibovespa foi lá para baixo, quebrando muitas empresas.


Então, tá.

Inté e axé.

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda asexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique