Safra agrícola terá redução de 6% em 2018

Safra agrícola terá redução de 6% em 2018

Publicado em 08/02/2018 20:33 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A safra do país em 2018 pode ser menor do que a de 2017.  A primeira estimativa deste ano foi divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE e apresentou uma redução de 6% em relação ao ano anterior.

Em 2017, a produção estimada foi de 240 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas e para 2018, a estimativa é de 226 milhões. Apesar da queda, a previsão é a segunda maior desde 1975.

A queda está relacionada, de acordo com o IBGE, com o tempo do plantio, que começou mais tarde em função do atraso do período de chuvas. Ainda de acordo com o IBGE, no ano passado, a chuva bem distribuída favoreceu para que a produção fosse recorde.

Outro fator importante é a flutuação econômica do preço dos produtos. Como o milho, por exemplo, não está com o preço tão alto quanto no ano passado, a área de cultivo do cereal foi reduzida.

Arroz, milho e soja, os três principais produtos deste grupo, somados, representaram mais de 92% da estimativa da produção e respondem por quase 87% da área a ser colhida. 

A região centro oeste é a que mais concentra a produção, com 43% do total, seguida pela Sul , com 35%. A produção do Sudeste representa 9,7% , do nordeste, 8% e do norte, quase 4%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique