Despesas com educação aceleram inflação oficial e fevereiro fecha em 0,32%

Despesas com educação aceleram IPCA; fevereiro fecha em 0,32%

Publicado em 09/03/2018 15:00 Por Ícaro Matos - Brasília

O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial do país, fechou o mês de fevereiro em 0,32%.

O índice teve leve alta na comparação com janeiro, quando foi registrada taxa de 0,29%, mas ficou abaixo do 0,33% de fevereiro do ano passado.

O valor inclusive é o menor para o mês de fevereiro desde o ano 2000.

Já no acumulado de 2018, a inflação está em 0,61%, a menor taxa desde a implantação do Plano Real, em 1994. E a taxa anualizada dos últimos 12 meses é de 2,84%, a mais baixa para o período desde 1999.

A principal causa da leve aceleração da inflação em fevereiro foram as despesas relacionadas à educação, que tiveram alta média de 3,89% e responderam por mais da metade do IPCA no mês passado, um reflexo do aumento das mensalidades escolares.

Outro impacto importante na inflação de fevereiro veio do gasto com transportes, cujo custo aumentou 0,74% no mês, devido a reajuste na passagem dos ônibus urbanos e no preço dos combustíveis.

Por outro lado, os preços dos itens do grupo alimentos e bebidas tiveram queda média de 0,33% e contribuíram para que a alta na inflação de fevereiro não fosse maior.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique