Temer defende abertura de mercados e diz que vai recorrer de sobretaxa americana ao aço importado

Temer defende abertura de mercados e diz que vai recorrer de sobretaxa americana ao aço importado

Publicado em 14/03/2018 18:41 Por Danyele Soares - Brasília

Na abertura do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em São Paulo, o presidente Michel Temer afirmou que o Brasil é contra qualquer protecionismo e ameaçou recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão norte-americana de impor uma sobretaxa de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre as importações de alumínio.

Temer também disse que estuda medidas contra a determinação e destacou que vai telefonar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar do assunto. E o emedebista acrescentou:

Sonora: “Estivemos com o presidente da OMC, embaixador Roberto Azevedo, e acertamos que vamos formular, se não houver solução amigável e rápida, uma representação na OMC, mas não unilateral, mas com todos os países que tiveram prejuízos diante da medida tomada. Isso dará mais força a essa representação”.

Na abertura do Fórum Econômico, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, criticou o protecionismo, dizendo que o movimento não é adequado. Para ele, é preciso integrar as nações e abrir os mercados.

Sonora: “O fórum ocorre num bom momento da economia mundial, de outro lado com grandes desafios para nossa região, desafio da abertura econômica, quando uns caminham para o protecionismo que não é adequado, quando chegamos no caminho da integração.”

No encontro, Temer também falou sobre o programa Bolsa Família. Segundo ele, o benefício deve ser reajustado em breve. Ele ainda explicou que, ao longo do tempo, a ideia é de que as famílias se desenvolvam para não precisar do benefício e, assim, acabar com o programa.

Sonora: “Não é possível que, daqui a 20 anos, ainda estejamos nesse fórum econômico, e estejamos com a pauta do Bolsa Família. Nós temos é que progredir e que, ao longo do tempo que nós possamos progredir e possamos eliminar a questão do Bolsa Família. Falo com cuidado isso, pois a imprensa está presente e eles pegam, no contexto, e dizem que. 'Temer prega o fim do Bolsa Família'. Eu não digo isso, pois estou pregando a manutenção, que, aliás, ganhou um aumento no início do meu governo e ganhará brevemente no aumento.”


Após a determinação dos Estados Unidos de sobretaxar as importações, o Itamaraty divulgou nota afirmando que a decisão vai causar graves prejuízos às exportações brasileiras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique