Liberado saque do PIS/Pasep para todas as idades

  • 13/06/2018 - 15h24

Danyele Soares

Cotistas do Fundo PIS/Pasep  que trabalharam entre 1971 e 1988 podem sacar os recursos até o dia 28 de setembro. A lei que ampliou o saque para todas as idades foi assinada pelo presidente Michel Temer e a estimativa do governo é de que cerca de 28 milhões de pessoas tenham direito ao benefício.

 

De acordo com a estimativa do governo, a ampliação dos saques deve injetar R$ 39 bilhões na economia e impactar o PIB – Produto Interno Bruto – em meio ponto percentual.

 

Segundo o presidente, é preciso divulgar a ação para que todos que tenham direito façam o saque.

 

O Fundo PIS-Pasep contém o dinheiro que foi depositado pelos empregadores da iniciativa privada e do setor público em nome dos trabalhadores entre 1971 e 1988. Mas, com a Constituição Federal, foi alterada a destinação dessa contribuição e os recursos passaram a ser depositados no FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.

 

Antes da nova lei, os saques só eram permitidos nos casos de aposentadoria, idade mínima de 70 anos, invalidez, morte do cotista e algumas doenças específicas. No ano passado, porém, essas regras começaram a ser flexibilizadas. E pela regra até então a idade mínima tinha sido reduzida para 60 anos.

Ir para a versão desktop