Vendas do comércio varejista crescem 1% em abril, segundo IBGE

  • 13/06/2018 - 11h15

Cristiane Ribeiro

O volume de vendas do comércio varejista do país em abril cresceu 1% em relação a março. Já em relação a abril de 2017, as vendas do setor cresceram 0,6%.

 

A Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que foi a 13ª taxa positiva seguida, embora a menos acentuada.

 

Sete dos oito segmentos do comércio varejista tiveram crescimento no volume de março para abril, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e combustíveis e lubrificantes.

 

O único setor que não apresentou alta de março para abril foi de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que manteve-se estável.

 

O varejo ampliado, que inclui as atividades de materiais de construção e comércio de veículos e peças automotivas, cresceu 1,3% em abril em relação a março.

 

O varejo ampliado também teve taxas de crescimento de 8,6% na comparação com abril de 2017.

 

Registraram altas nas vendas do comércio 14 das 27 unidades da federação, com destaque para São Paulo, Rondônia e Espírito Santo; enquanto Pernambuco, Alagoas e Ceará registraram estabilidade de 0%. 

 

Frente a abril de 2017, o comércio varejista registrou crescimento nas vendas em 16 das 27 unidades da federação, com destaque para Tocantins, Rondônia e Acre. 

Ir para a versão desktop