Consumidor deve ficar alerta para armadilhas na Black Friday

Consumidor deve ficar alerta para armadilhas na Black Friday

Publicado em 12/11/2018 14:11 Por Graziele Bezerra - Brasília

A Black Friday, grande dia de promoções copiado dos Estados Unidos, está marcada para ocorrer, aqui no Brasil, no próximo dia 23. Mas, na internet, as promoções ou pelo menos os anúncios de promoções, já começaram.

A especialista em e-commerce Raquel Toyama explica que, desde 2014, esta é a melhor data para vender na internet.

"Como o mercado já entendeu que o consumidor fica atento aos descontos dessa época, eles acabam lançando a chamada pré-Black Friday. Então, a gente já consegue ver no mercado grandes descontos que antecedem a data do dia 23. O paraíso feminino, por exemplo, a gente já vem trabalhando com descontos desde o dia 1º [de novembro]."

Mas a especialista também alerta que o consumidor precisa ficar de olho, para se livrar de armadilhas. Monitorar preços é a melhor saída antes de efetivar a compra.

"Esses buscadores, algumas lojas que trabalham com e-commerce, o próprio Procon, o Reclame Aqui, já tem muitas empresas trabalhando para fazer o monitoramento desses preços." Ela acrescenta que o consumidor tem que ter certeza se o que está comprando "realmente é uma oferta ou não."

A Black Friday, no Brasil, acontece sempre na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Segundo dados do site Busca Descontos, o evento atingiu R$ 2 bilhões em vendas no Brasil, no ano passado.

Uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui mostra que, diferentemente de edições anteriores, quando os eletrônicos eram os itens mais procurados, neste ano as roupas e acessórios estão no topo das intenções de compra.

A pesquisa também mostra que dos 2,9 mil consumidores entrevistados, 54% pretendem aproveitar a Black Friday para fazer compras de Natal.

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