Mapeamento geológico indica presença de ouro em região do Ceará

Mapeamento geológico indica presença de ouro no Ceará

Publicado em 02/12/2018 16:27 Por Edwirges Nogueira - Fortaleza

Áreas dos municípios cearenses de Itapipoca, Mombaça e Pedra Branca apresentam indícios da presença de ouro no solo.

A descoberta é resultado do trabalho dos geólogos da Residência de Fortaleza do Serviço Geológico do Brasil.

Segundo Edney Palheta, gerente de geologia e recursos minerais da Residência, um projeto anterior, realizado por uma empresa privada na região de Pedra Branca e municípios vizinhos, já indicava a presença de ouro no local.

O dado apresentado pelo Serviço Geológico, segundo ele, deixa esse indício mais forte.

O gerente explica que as informações são importantes para atrair investimentos para uma possível exploração comercial dos metais no estado.

O trabalho do Serviço Geológico do Brasil, no entanto, é apenas básico e mostra o potencial da área. Cabe às empresas interessadas continuar os estudos para verificar a viabilidade econômica do negócio.

O levantamento das áreas dos três municípios, chamada de folha pelos geólogos, faz parte da cartografia geológica básica, que está em processo de levantamento há cerca de dez anos e já mapeou 25 folhas, o que equivaleria à metade do território do Ceará.

O documento é importante para a gestão pública e para obras de infraestrutura, pois dá suporte a qualquer tipo de exploração do solo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique